O rapper Kendrick Lamar surpreendeu os fãs ao lançar um novo álbum, “GNX”, nesta sexta-feira, 22. O projeto marca seu primeiro trabalho fora de suas antigas gravadoras, Top Dawg Entertainment e Aftermath Entertainment.
O título, “GNX”, faz referência ao cupê de tração traseira, Buick Grand National Experimental, conhecido como "a expressão máxima do desempenho do G-body". O álbum foi lançado pouco depois de Lamar participar da faixa “Like That", do projeto colaborativo de Future e Metro Boomin, “We Don't Trust You”. A música reacendeu rumores de uma rivalidade entre Kendrick e Drake, que culminaram no lançamento de “Not Like Us”, um diss track que rapidamente viralizou - e está concorrendo ao Grammy Awards.
O álbum abre com uma introdução de cinco minutos onde Kendrick reflete sobre sua trajetória:
"Eu costumava bater no Tha Carter 3, eu segurava minha corrente Rollie orgulhoso / Ironia, eu acho que meu trabalho duro decepcionou Lil Wayne / Ganhei o Super Bowl e Nas foi o único a me parabenizar, todos esses n**s agitados, eu tô feliz que tá na cara deles."
A letra acima traz uma uma polêmica sobre o fato de Kendrick estar confirmado como atração principal do show de intervalo do Super Bowl, em fevereiro, em Nova Orleans. O anúncio causou polêmica entre fãs de Lil Wayne e da Cash Money Records, que esperavam ver o rapper local no evento, visto como um "retorno às origens".
Sonoridade
“GNX” apresenta uma produção mais concisa e direta, contrastando com os trabalhos recentes do rapper. Kendrick colabora novamente com seus parceiros criativos DJ Dahi e Sounwave, mas também surpreende ao trazer Jack Antonoff para coproduzir grande parte do álbum. Entre os destaques, estão as participações de SZA nas faixas “luther” e “gloria” (que ornaram super bem, diga-se de passagem). Já a faixa “reincarnated” apresenta um sample de “Made Ni**az”, de Tupac.
O lançamento de “GNX” consolida a versatilidade de Kendrick e reforça sua posição como um dos artistas mais inovadores do hip-hop atual.
Comentarios