top of page

Marcaram o ano! Confira os álbuns de 2019 que não saíram das minhas playlists



Se tem algo que eu amo é escutar álbuns completos. É praticamente um mergulho completo em um trabalho de algum artista, poder apreciar e ouvir cada detalhe do que ele pode nos oferecer. Eu tenho uma meta pessoal há algum tempo, que é basicamente escutar um álbum novo por dia, e de preferência de algum artista que até então eu desconheço. Isso realmente faz com que eu descubra artistas e músicas muuuuito boas - o que eu amo.


Essa semana estava ouvindo um álbum que eu amo e esperei ansiosamente pelo lançamento, até que reparei que ele estava prestes a completar cinco anos de existência. A partir dali, comecei a reparar em outros álbuns que eu gosto e foram lançados no mesmo ano, em 2019. Então, pensei: por que não compartilhar?


E esse é o post de hoje… álbuns de 2019 que moram dentro do meu coração. Espero que gostem! :)


Over It - Summer Walker



"Over It" é o álbum de estreia da cantora e compositora americana Summer Walker. Com este disco, ela trouxe um som totalmente novo ao R&B e revolucionou a indústria musical no ano de 2019. Apesar das 18 músicas no álbum, ele só tem 49 minutos de duração. Aliás, essas músicas mais curtas viraram quase que uma característica da artista. 


É difícil dizer qual é a melhor música do álbum porque "Over It" é um disco essencial pra quem gosta e curte R&B. Eu literalmente amo cada música deste álbum. Se fosse pra dar um breve resumo das letras do disco, eu diria que ele explora verdadeiramente a necessidade de afeto, mas ao mesmo tempo como é estranho desejá-lo. 


  • 03 músicas para deixar no repeat: Body, Playing Games e Girls Need Love.


I Used To Know Her - H.E.R.



Para quem me conhece, sabe que essa artista dispensa comentários no meu conceito. H.E.R. é literalmente ELA pra mim. Mas deixando um pouco o fato de que ela é minha artista favorita, H.E.R. tem uma mente desenfreada da qual tenho muita inveja. Seja o tema amor, desgosto ou angústia, ela aborda cada um deles com o mesmo nível de paixão.


Em "I Used To Know Her", você tem a chance de ouvi-la se envolver em todos os tópicos listados acima e, como esperado, ela entrega músicas incríveis no processo. É nesse álbum que ela mostra, mais uma vez, que é uma compositora de mão cheia!


Do início ao fim, H.E.R. atrai você com essas letras emocionantes que realmente nos encorajam a explorar esses sentimentos o máximo que puder. Particularmente, eu fico obcecada com os instrumentais desse álbum, mas não dá para esperar outra coisa de uma artista que toca praticamente tudo, né?!


  • 03 músicas para deixar no repeat: As I Am, Take You There e Could've Been.


LOVE AND COMPROMISE - Mahalia



"Love and Compromise" é um disco triunfal dessa artista brilhante chamada Mahalia. Este é um álbum de estreia repleto de canções escritas de forma extremamente inteligente. Ao longo do tempo, é envolvido pelos vocais melosos e absurdos da artista e pelas letras brilhantemente sinceras. Lembro quando meu irmão mais velho me apresentou ela e me disse que ela tinha um estilo diferente. Quando ouvi, entendi. Esse 'estilo diferente' é a mistura incrível que ela faz com uma produção jazzística ou um som salpicado de dancehall.


Os destaques do álbum vêm na forma de 'I Wish I Missed My Ex', o excelente single de 2018 que se tornou um favorito do disco (aliás, foi essa a música que meu irmão me apresentou). Depois, há a incrível colaboração de Ella Mai (amo a diva!), com 'What You Did', em que as duas cantoras demonstram seus vocais impressionantes - sem que nenhum deles supere o outro. Eu sempre achei esse álbum perfeito e achei que ela não faria outro tão brilhante assim tão fácil, mas fez… só que isso é papo pra outro post!"


  • 03 músicas para deixar no repeat: I Wish I Missed My Ex, What You Did e Good Company.


Cuz I Love You - Lizzo



Vale lembrar que 2019 foi um ano em que as grandes divas pop ficaram longe dos palcos, fazendo com que novas artistas emergentes conseguissem um espaço merecido e, desde 2019, se mantivessem nos holofotes. Uma dessas artistas é Lizzo, que conquistou o mundo com seu terceiro disco de estúdio, intitulado "Cuz I Love You". 


O lançamento, que concorreu ao Grammy de Álbum do Ano, traz mais do que uma grande produção de pop/R&B. São tantos detalhes que envolvem o álbum e nos fazem ficar envolvidos também, que me pergunto por onde começar. Mas a Lizzo soube muito bem como começar o álbum, porque o single que leva o nome do álbum e é justamente a primeira faixa do mesmo, é simplesmente s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l.


  • 03 músicas para deixar no repeat: Cuz I Love You, Soulmate e Juice.


IGOR  - Tyler, The Creator



Apesar de ter sido criado por um dos rappers mais relevantes da última década, "IGOR" não é exatamente um disco de hip-hop. É muito mais que isso!


Podemos dizer que os raps são mais escassos e dão a vez para instrumentais inspirados em R&B, funk e soul, enquanto os vocais de Tyler são combinados com nomes como Solange, Kanye West, CeeLo Green, Pharrell e muitos outros. O disco flui como se estivesse ouvindo uma transmissão de rádio, e a temática lírica do personagem criado por Tyler torna o trabalho hipnotizante e simplesmente impecável.


Não é à toa que ele é um dos maiores artistas em atividade e fez com que esse fosse eleito o Álbum de Rap do ano no Grammy.


  • 03 músicas para deixar no repeat: EARFQUAKE, NEW MAGIC WAND e ARE WE STILL FRIENDS?


When I Get Home - Solange



É já que eu citei a Solange, não posso deixar de mencionar o álbum brilhante que é "When I Get Home". O disco está tão absorvido pelo seu próprio brilho, que chega a ser difícil interpretar as nuances que carregam o álbum.


Fragmentos de vozes, melodias abstratas e composições incríveis, flutuando em uma espécie de nuvem de sons e ideias aleatórias que despertam a incerteza na experiência do ouvinte. Pelo menos foi o que despertou em mim quando ouvi. São faixas curtas, pouco menos de dois minutos em que Solange e os seus parceiros de produção brincam com a inserção de ruídos, batidas e vozes.


Falando assim, você pode achar que não vale a pena ouvir, mas acredite em mim, vale! Essa é simplesmente uma das melhores obras da década e, com certeza, uma das mais geniais.


  • 03 músicas para deixar no repeat: Binz, Almeda e Stay Flo.


AmarElo - Emicida



Havia maneiras menos óbvias e mais efetivas de protestar em 2019, e Emicida fez isso como ninguém: AmarElo é um disco que extrapolou fronteiras, públicos e plataformas. Pode-se passar cinco, dez ou cinquenta anos, ele ainda irá ecoar nos ouvidos de quem entendeu o que o artista quis passar.


Este é um álbum onde Emicida fala, sim, sobre questões sociais importantes, mas não se esquece de que a pedra fundamental na história toda é o ser humano e o amor, em um mundo em que estamos todos doentes e carentes. Esse foi o álbum do ano de 2019 e só poderia ser feito por Emicida.


  • 03 músicas para deixar no repeat: AmarElo, A Ordem Natural das Coisas e Pequenas Alegrias da Vida Adulta.


JESUS IS KING - Kenye West



Bom, eu sabia que esse momento chegaria: o momento em que eu teria que falar de Kanye West. Na verdade, hoje falarei apenas do álbum (até porque eu posso fazer um post inteirinho apenas para o YE).


"Jesus Is King" foi o álbum mais divisivo e questionado de Kanye. Mas é sempre bom lembrar que seu trabalho anterior a esse foi divisivo também – "808 & Heartbreaks" – e se tornou um dos mais influentes do gênero nessa década. "Jesus Is King" não é perfeito, mas inaugurou uma nova fase do artista (que passou rapidamente kkkkkrying) e provou a incessante vontade do rapper de trazer novas ideias e facetas ao hip-hop, isso sem mencionar o nível elevado de produção.


Kanye faz uso de beats, samples e instrumentais de extrema criatividade para criar sua atmosfera gospel, mesclando soul psicodélico com ritmos modernos. Uma obra que, mesmo com falhas, mostra como a genialidade de Kanye o distingue dos demais. Para hoje, falarei apenas isso. Seguimos.o com ritmos modernos. Uma obra que, mesmo entre falhas, mostra como a genialidade de Kanye o distingue dos demais. Para hoje, falarei apenas isso. Seguimos. 


  • 03 músicas para deixar no repeat: Follow God, Closed On Sunday e On God.


Norman Fucking Rockwell - Lana Del Rey



Pensei e pensei muito antes de colocar esse álbum aqui, porque a ideia central do blog era outra, mas, não tenho como falar de álbuns de 2019 sem mencionar "Norman Fucking Rockwell". Apesar de gostar (e muito) da carreira de Lana Del Rey, foi nesse álbum que ela provou que é capaz de uma obra definitiva. Esse disco era justamente o que eu esperava de uma artista como ela.


Aqui, Lana parece atingir seu ápice de maturidade e desenvolvimento artístico, gerando um balanceamento perfeito das influências que a cantora sempre buscou incorporar em suas canções, mas executadas de forma muito mais sincera e sutil, com belíssimos instrumentais, ótimas letras e uma das melhores produções assinadas por Jack Antonoff. Não foi à toa que esse álbum concorreu ao Álbum do Ano no Grammy e continua vivo nas playlists e trends de hoje em dia.


Vou ser sincera, Lana Del Rey é quase como um desvio de caráter do meu gosto musical. Não porque ela seja ruim ou porque eu deva sentir vergonha de gostar dela, mas justamente porque ela não se encaixa muito no estilo de música que costumo ouvir todos os dias. E aí, me pego ouvindo ela com a mesma frequência que ouço as minhas artistas favoritas. Enfim, ninguém perguntou, mas eu queria falar. Lana, você é muito boa e me faz sofrer.


  • 03 músicas para deixar no repeat: Cinnamon Girl, The Greatest e Normal Fucking Rockwell.



Claro que eu poderia citar outros álbuns marcantes do ano, mas optei por dar preferência aos que realmente ouço com frequência.


Ainda colocaria uma menção honrosa ao álbum "Ugh, those feels again" da cantora Snoh Aalegra e, claro, ao álbum cheio de hits da Doja Cat, "Hot Pink". Enfim, por hoje é só! Tamojunto :)

27 visualizações0 comentário
bottom of page